Skatewear: mais do que roupas, uma cultura

Skatewear: mais do que roupas, uma cultura

Skatewear: mais do que roupas, uma cultura


A cultura do skate é algo que vai muito além do esporte. Ao longo das décadas, essa cultura desempenha um papel fundamental na moda, resultando em uma estética urbana, moderna e descolada que conquista o mundo. Hoje, mais do que nunca, o universo da moda busca seu espaço entre os skatistas, já que o esporte tem evoluído de década em década. Se antes os skatistas costumavam ser vistos como desarrumados ou desleixados, hoje eles chamam a atenção de grifes de luxo.

Falar sobre a relação entre moda e skate nem sempre é fácil, mas é possível dizer que uma das maiores associações entre ambos é o estilo streetwear. Com origem nas ruas e nas pistas de skate, o streetwear é composto por roupas confortáveis, mas cheias de personalidade. Modelagens oversized, calças amplas, bonés e tênis são peças-chave desse estilo, que nos últimos anos virou uma tendência global. 

A principal característica do streetwear é a liberdade e a individualidade presentes na cultura do skate. Para trazer a própria personalidade ao look, vale misturar alfaiataria com streetwear, brincar com a composição entre calças largas e blusas justinhas, criando a própria estética. 

Apesar do skate sempre ter estado presente dentro de uma determinada comunidade, sua estreia como modalidade esportiva nas Olimpíadas de Tóquio atraiu a atenção de novos entusiastas, trazendo o esporte para uma nova comunidade mainstream. Com mais pessoas descobrindo esse universo e começando a praticar skate já na vida adulta, o que tem acontecido é cada pessoa incorporar seu estilo pessoal ao skatewear, adicionando um toque mais fashionista. 

Marcas como Dior, Gucci e Louis Vuitton já entenderam que esse universo é mesmo um fenômeno e estão vestindo os principais skatistas da atualidade. Com o apoio de grifes como essas, o que antes não era atraente para o público fora da comunidade do skate, agora se tornou uma baita oportunidade para as marcas explorarem. 

Para concluir, deixo aqui a citação de Brendon Babenzien, que nos ajuda a entender porquê o universo do skate merece mesmo toda a nossa atenção: “Os skatistas são incríveis, inteligentes e criativos, e as pessoas querem um pedaço do que eles têm. É simples assim”. Essa declaração deixa claro o apelo autêntico e aspiracional que o universo do skate tem, tornando-o uma fonte de inspiração e desejo para a indústria da moda. 

Voltar para o blog